fbpx
  • (41) 3528-4541
  • (41) 99947-4541
  • contato@construtoraservicon.com
  • Seg. a Sex. : 08:00 as 18:00
  • maio

    21

    2020
  • 1568
  • 0
Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas – IPAMTEC – começa a ser construído com tecnologia inovadora e ficará pronto em 10 meses

Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas – IPAMTEC – começa a ser construído com tecnologia inovadora e ficará pronto em 10 meses

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNAEPE) em parceria com a UFGD iniciou na semana passada, 16 de abril, a construção do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas – IPAMTEC.

Serão aproximadamente 2.700 m² de área a ser construída e o prazo de finalização das obras será de 10 meses podendo inclusive ser reduzido. Esse período é extremamente curto para uma obra desse porte e com as peculiaridades da mesma. Isto só será possível devido ao método construtivo adotado, que conta com um modelo de tecnologia totalmente limpa e inovadora e muito empregado em países de primeiro mundo, denominado Light Steel Frame (LSF), que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural com fechamento em placas cimentícias. As estruturas são leves e pré-fabricadas e não utilizam tijolo ou argamassa, sendo que o concreto é empregado apenas nas fundações. Além do benefício ambiental e econômico – uma vez que o custo é similar ao de uma obra comum – o tempo de construção é o grande diferencial desse sistema, uma vez que no sistema convencional essa obra levaria aproximadamente 36 meses. Outro grande diferencial dessa obra é que a mesma já teve o projeto aprovado com o certificado PBE Edifica – Selo Procel – que é um Selo de Conformidade que evidencia o atendimento a requisitos de desempenho a eficiência energética e, após a finalização da obra, a mesma receberá o certificado de eficiência energética. Esse certificado é emitido pelo Inmetro e a Eletrobrás/PROCEL Edifica.

O Coordenador do Projeto, Prof. Cláudio Arcanjo de Sousa, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais – FCBA – cita que a construção do instituto trará um ganho significativo não somente à UFGD, como à toda a sociedade: “este projeto abriga a construção de diversos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em diferentes áreas, o que estreitará visivelmente o elo entre as universidades e os setores produtivos da sociedade, trazendo grandes benefícios a todos”, disse.

O Projeto de Cooperação Institucional entre a UFGD e a FUNAEPE é parte integrante do Contrato nº 01/2015 e tem como empresa contratada, responsável pela execução, a SERVICONS CONSTRUÇÕES ESPECIALIZADAS – EIRELI.  Já a fiscalização será realizada pela empresa LTS ENGENHARIA E SISTEMAS CONSTRUTIVOS EIRELI, ambas devidamente licitadas via FUNAEPE através dos editais 03/2019 e 05/2019 respectivamente.

 

Assessoria de Comunicação da Reitoria

 

Fonte: https://portal.ufgd.edu.br/noticias

© Copyright 2018Publiq! Publicidade & Marketing